terça-feira, 16 de dezembro de 2008

CÃES & CIA. DEZ/08 - TER OU NÃO TER UM MALTÊS?


A edição de dezembro da revista cães & cia traz uma super reportagem sobre o Maltês. Nela, uma proprietária, um criador, um veterinário e uma responsável por receber cães abandonados falam sobre os prós e contras da raça e ajudam o candidato a dono a decidir se o Maltês é ou não o cão ideal para seu estilo de vida.

Entre as respostas mais dadas, estão:

Por que ter?

- Por ser sociável
- Por exigir pouco espaço
- Por raramente ter uma doença séria

Quem não deve ter?

- Quem passa o dia fora de casa e não tem tempo para o animal.
- Quem tem criança pequena
- Quem não gosta de latidos
- Quem não quer trabalho com a pelagem

Quer mais detalhes? Corra para as bancas! É uma matéria que vale a pena ler do início ao fim!


terça-feira, 9 de dezembro de 2008

MEU MANIFESTO PRÓ-MACHOS!


Você prefere macho ou fêmea?

Antes de responder essa pergunta, analise o porque da sua resposta. Você está se baseando em uma preferência pessoal ou em algo que você ouviu?

O que mais vemos na realidade, são mitos que ganham cada vez mais credibilidade sem que sejam analisados, pesquisados, esclarecidos. Antigamente, a grande maioria preferia machos, pois havia uma crença de que as fêmeas eram instáveis por conta das alterações hormonais que a deixavam ora deprimidas, ora agressivas, sem falar no cio que fazia sujeira pela casa e atraía os machos da vizinhança...

Hoje vemos que a preferência está exatamente inversa: A preferência pelas fêmeas é massacrante, e é a vez dos machos se cercarem de preconceitos baseados em mitos. São acusados de serem marcadores de território e agressivos por causa da disputa por liderança.

Na verdade, tanto machos quanto fêmeas têm seus prós e contras: as fêmeas tem seus períodos de cio, que geralmente é longo e cansativo para os donos, mas tendem a ser mais calmas e menos dominantes. Os machos marcam seu território sim, por instinto, principalmente quando saem na rua. Mas se forem os únicos a viver na casa ou se tiverem uma fêmea como companhia, esse hábito é muitíssimo reduzido já que não há com quem disputar o território.

Sobre a questão de carinho e companheirismo, digo que não há distinção, principalmente em se tratando de raças de companhia como o Maltês. Tenho tanto machos como fêmeas e digo que, meus machos são até mais carinhosos que minhas fêmeas. Meu primeiro Maltês foi um macho, o Foose, e ele é meu maior companheiro. Anda atrás de mim o dia todo, dorme comigo e é super apegado a mim. Meu novo macho, de apenas 4 meses, já demonstra o mesmo temperamento do pai: calmo, carinhoso, tranqüilo e amoroso e é claro, muito brincalhão! Não que as fêmeas não sejam companheiras, mas meus machos as superam nisso!

Ainda existem outros motivos (não declarados) para que as pessoas prefiram as fêmeas:

1. 1- Porque as femeas são mais caras;

2. 2- porque quem tem uma femea, pode obter um lucro maior;

3. 3- se cruzar, vai ter a ninhada;

4. 4- e o macho, bom no maximo fica com um filhote;

5. 5- a femea é uma reprodutora.....

E infelizmente, por causa dos mitos e preconceitos, os criadores são obrigados a vender os machos por preços super reduzidos, e mesmo assim eles continuam sendo desprezados... de cada 10 pessoas que procuram filhotes, 9 querem fêmeas e 1 diz não ter preferência.

Mas eu vou apresentar a você, alguns motivos para que você tenha machos:

1. 1- São nitidamente mais bonitos (veja outras espécies como o Leão, o Pavão...);

2. 2- Não têm sangramento (cio) e nem dão trabalho com parto e amamentação;

3. 3- A Pelagem é mas fácil de cuidar pois as fêmeas são muito prejudicadas pelo sangramento e pelo parto e amamentação (minhas fêmeas tiveram todas que ser tosadas depois de terem filhotes).

4. 4- Não têm alterações hormonais bruscas como as fêmeas no cio.

Pra finalizar, tudo depende também da educação que a pessoa dará ao seu filhote, todos se bem educados, trarão muito mais satisfação do que decepção.

Livre-se dos preconceitos, deixe de dar crédito a boatos, e seja feliz com a raça e o sexo de sua escolha!!!

E faça a boa fama dos machinhos!!!!!!

Bruna

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails