terça-feira, 9 de dezembro de 2008

MEU MANIFESTO PRÓ-MACHOS!


Você prefere macho ou fêmea?

Antes de responder essa pergunta, analise o porque da sua resposta. Você está se baseando em uma preferência pessoal ou em algo que você ouviu?

O que mais vemos na realidade, são mitos que ganham cada vez mais credibilidade sem que sejam analisados, pesquisados, esclarecidos. Antigamente, a grande maioria preferia machos, pois havia uma crença de que as fêmeas eram instáveis por conta das alterações hormonais que a deixavam ora deprimidas, ora agressivas, sem falar no cio que fazia sujeira pela casa e atraía os machos da vizinhança...

Hoje vemos que a preferência está exatamente inversa: A preferência pelas fêmeas é massacrante, e é a vez dos machos se cercarem de preconceitos baseados em mitos. São acusados de serem marcadores de território e agressivos por causa da disputa por liderança.

Na verdade, tanto machos quanto fêmeas têm seus prós e contras: as fêmeas tem seus períodos de cio, que geralmente é longo e cansativo para os donos, mas tendem a ser mais calmas e menos dominantes. Os machos marcam seu território sim, por instinto, principalmente quando saem na rua. Mas se forem os únicos a viver na casa ou se tiverem uma fêmea como companhia, esse hábito é muitíssimo reduzido já que não há com quem disputar o território.

Sobre a questão de carinho e companheirismo, digo que não há distinção, principalmente em se tratando de raças de companhia como o Maltês. Tenho tanto machos como fêmeas e digo que, meus machos são até mais carinhosos que minhas fêmeas. Meu primeiro Maltês foi um macho, o Foose, e ele é meu maior companheiro. Anda atrás de mim o dia todo, dorme comigo e é super apegado a mim. Meu novo macho, de apenas 4 meses, já demonstra o mesmo temperamento do pai: calmo, carinhoso, tranqüilo e amoroso e é claro, muito brincalhão! Não que as fêmeas não sejam companheiras, mas meus machos as superam nisso!

Ainda existem outros motivos (não declarados) para que as pessoas prefiram as fêmeas:

1. 1- Porque as femeas são mais caras;

2. 2- porque quem tem uma femea, pode obter um lucro maior;

3. 3- se cruzar, vai ter a ninhada;

4. 4- e o macho, bom no maximo fica com um filhote;

5. 5- a femea é uma reprodutora.....

E infelizmente, por causa dos mitos e preconceitos, os criadores são obrigados a vender os machos por preços super reduzidos, e mesmo assim eles continuam sendo desprezados... de cada 10 pessoas que procuram filhotes, 9 querem fêmeas e 1 diz não ter preferência.

Mas eu vou apresentar a você, alguns motivos para que você tenha machos:

1. 1- São nitidamente mais bonitos (veja outras espécies como o Leão, o Pavão...);

2. 2- Não têm sangramento (cio) e nem dão trabalho com parto e amamentação;

3. 3- A Pelagem é mas fácil de cuidar pois as fêmeas são muito prejudicadas pelo sangramento e pelo parto e amamentação (minhas fêmeas tiveram todas que ser tosadas depois de terem filhotes).

4. 4- Não têm alterações hormonais bruscas como as fêmeas no cio.

Pra finalizar, tudo depende também da educação que a pessoa dará ao seu filhote, todos se bem educados, trarão muito mais satisfação do que decepção.

Livre-se dos preconceitos, deixe de dar crédito a boatos, e seja feliz com a raça e o sexo de sua escolha!!!

E faça a boa fama dos machinhos!!!!!!

Bruna

4 comentários:

Lele Cos Bo disse...

Eu tenho 2 fêmeas, uma lhasa e uma york e um macho... maltês.

Ele usa apenas o jornal e é superhipermegaultra carinhoso... um fofo.

Castrei ele ainda filhote para evitar qualquer problema de marcação de território e para a saúde dele tmb, claro.

Faltou mencionar que a castração do macho é bem mais barata e a recuperação deles bem mais rápida.

Macho é Tudo de Bom... parabéns pelo texto Bru... adorei!

Flavi disse...

Eu tenho dois machos e uma fêmea, amo todos, mas confesso que meu xodó é o meu machinho Romeo, talvez por ter sido o primeiro.
Adorei o texto e também sou Pró-machos!

Beijos

Bruna Dofen disse...

Obrigada por compartilharem suas experiências meninas. Vamos lutar para que esse preconceito caia de uma vez por todas!!!!

Unknown disse...

Bruna... simplismente amei seu texto!!!

Nunca tive cachorro, meus pais nunca deixaram, mas agora que nao vou morar mais com eles queria muito um filhote pra mim :)

A primeira coisa que veio na minha cabeça foi ter um macho, me identifico mais... não sei pq, pois nunca tive nunhum dos dois antes!!!

Mas todo mundo que eu falo que quero uma macho me fala - Não, você tem que ter fêmea, macho não!!! Ai como não tenho experiência nenhuma fico toda confusa!!!

Seu texto e os depoimentos das meninas me fizeram voltar a minha antiga natural decisão!!! EU QUERO UM MACHO!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails