sexta-feira, 14 de novembro de 2008

QUANTO MENOR MELHOR?????


Não é muito difícil vermos hoje em dia cada vez mais criadores prometendo cães cada vez menores, os chamados "micros". Por um lado, o que esses criadores estão fazendo é atender a demanda do mercado, que requer cada vez mais "produtos" portáteis: computadores portáteis, celulares portáteis e cães "portáteis", por outro, esse criadores se aproveitam para lucrar mais, e acabam por produzir exemplares atípicos e fora do padrão.

Em meu pouco tempo de criação de Malteses, tenho recebido inúmeros pedidos de cães mini, micro, micríssimos, sendo que para a raça não existe tal denominação. O padrão CBKC define o Maltês como um cão de peso que varia de 3 a 4 Kg. Em uma ninhada é possível obter cães menores naturalmente, eu mesma possuo cães de 2 e 2,5 Kg mas não foram propositalmente miniaturizados nem eu reforço essa prática. Já perdi vendas por meus cães serem "muito grandes", porque aparentemente, hoje em dia um Maltês de 2,5 Kg é enorme!

As pessoas acham que, cães micríssimos são necessários porque moram em apartamento, mas não têm nenhuma noção de que cães de 3 Kg já são pequenos e não "ocupam" nenhum espaço, e forçá-los a ser ainda menores é um abuso contra a natureza e a constituição física dessa raça!

Cãe pequenos demais podem apresentar inúmeros problemas como fragilidade dos ossos (qualquer queda pode ser fatal) e problemas graves de saúde!

Temo pelo futuro das raças, especialmente as pequenas, que vem sendo alvo dos vendedores de cachorros e de compradores sem conhecimento. Entre elas Yorks, Malteses, Shih Tzus... que vêm perdendo cada vez mais suas características originais.

Meu desejo é ver cada vez mais criadores sérios e comprometidos com a raça que criam, que dêem prioridade a qualidade em lugar do lucro.

3 comentários:

Lele Cos Bo disse...

É por isso que admiro tanto essa minha amiga... vc nasceu para ser criadora e defender a raça Maltês!!!

Te adoro pra "xuxu"... bjossssss!!!

Lele Cos Bo disse...

Hoje mesmo no shopping tinha no pet um schnauzer micro... por 2300,00... absurdo o preço e o dito micro... fiquei morrendo de dó, ele realmente era mto pequeno... branquinho e lindo... mais era visível que era fraquinho e delicado. :(

Aff!!! Criar cães micros... isso não tem nada de bom!!!

Flávio Paz disse...

Parabens por sua postura BRUNA.
Espero que mantenha ela mesmo diante da concorrencia desleal de ate mesmo aqueles que se dizem os melhores criadores e mais premiados do pais

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails